Criando um banco de dados para o Joomla!

From Joomla! Documentation

This page is a translated version of the page Creating a Database for Joomla! and the translation is 100% complete.
Other languages:
Deutsch • ‎English • ‎português • ‎português do Brasil

Cada instalação do sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) Joomla! requer um banco de dados. O banco de dados armazenará dados como artigos, menus, categorias e usuários. Esta informação é necessária para fazer e gerenciar seu Joomla!. Independentemente dos requisitos da versão, para instalar o Joomla! você deve ter um banco de dados funcionando, um usuário do banco de dados, uma senha do banco de dados e os privilégios adequados para o usuário do banco de dados. Você precisará concluir essas tarefas antes de iniciar a instalação. Este artigo abordará o tipo mais comum de banco de dados usado ao instalar o Joomla!, um banco de dados MySQL. Primeiro, mostramos o uso do cPanel em uma conta de hospedagem, outros tipos de interfaces de hospedagem devem ter etapas semelhantes. Em seguida, mostramos o mesmo usando o phpMyAdmin em uma configuração localhost do XAMPP.

Assistente de banco de dados MySQL

Para iniciantes, é recomendado o uso do Assistente de banco de dados MySQL. O assistente irá guiá-lo passo a passo através do processo. Você também pode usar estas etapas para guiá-lo pelo painel da sua própria conta de hospedagem se ele for diferente, são elas:

Criar um banco de dados  criar um usuário  definir a senha do usuário  definir os privilégios do usuário.

Primeiro, ative o assistente clicando no ícone no cPanel da sua conta de hospedagem.

CPanel-database-wizard-icon-en.png

Criando um banco de dados

Em seguida, você deve escolher um nome para seu banco de dados. Em um ambiente de hospedagem compartilhada, o nome do seu banco de dados geralmente é precedido pelo nome de usuário da sua conta de hospedagem e, em seguida, por um id que você especificar. Por exemplo, se o nome de usuário da sua conta de hospedagem for B1234, o nome do banco de dados pode ser semelhante a este: B1234_joomla.

CPanel-create-MySQL-database-en.png

Criando um usuário de banco de dados e uma senha de usuário

Depois de criar um banco de dados, você precisará de um "usuário do banco de dados" para acessá-lo. Esta etapa criará um usuário e a senha do usuário ao mesmo tempo. O nome de usuário de um banco de dados será semelhante ao nome do banco de dados. Você pode realmente usar o nome do banco de dados para o usuário, mas por segurança, você deve usar um nome de usuário exclusivo com uma senha forte.

CPanel-create-MySQL-user-en.png

Definir os privilégios do usuário

A última tarefa, para criar um banco de dados para o Joomla!, é dar privilégios (permissões) para interagir com seu banco de dados ao seu usuário do banco de dados. Esses privilégios dão ao usuário a capacidade de criar, eliminar (excluir), alterar e indexar tabelas de banco de dados e uma variedade de outras tarefas interativas.

CPanel-set-MySQL-user-privileges.png

  • Se você não estiver usando o assistente de criação de banco de dados. Os privilégios geralmente são incluídos na atribuição de um usuário de banco de dados a um banco de dados. Este fluxo de trabalho é criar banco de dados  criar usuário de banco de dados  atribuir um usuário de banco de dados a um banco de dados (incluindo privilégios).

Terminando

Depois de concluir todas as etapas do assistente de banco de dados, você verá o resumo dos resultados finais.

CPanel-MySQL-database-wizard-finished.png

Anote as seguintes informações para uso em sua instalação do Joomla!.
  • Nome do banco de dados, exemplo: D1234_joomla
  • Usuário do banco de dados, exemplo: D1234_juser
  • Senha do usuário do banco de dados
  • Observe a localização do banco de dados. Normalmente, localhost para uma instalação do cPanel. Ocasionalmente, uma conta de hospedagem pode ter um servidor de banco de dados completamente separado do servidor de uma conta de usuário para arquivos físicos. Em vez de localhost o servidor de banco de dados pode ser um tipo de endereço de URL, como dbserver10.hosting.com, por exemplo.

MariaDB usando phpMyAdmin XAMPP em localhost

Comece abrindo seu painel de controle do XAMPP e verifique se ele funciona acessando http://localhost/. Você deve ver a página de boas-vindas do XAMPP com o PHPInfo e o phpMyAdmin no menu superior. Em seguida, queremos tornar nosso usuário root seguro com uma senha. Isso pode ser feito em seu console XAMPP ao abrir o shell e digitar mysqladmin.exe -u root password "senhasecreta". Isso definirá o root para usar uma senha. Obviamente, escolha sua própria senha e não "senhasecreta". Tome nota disso.

Add password.png

Agora seu phpMyAdmin vai quebrar, então precisamos consertar isso.

Navegue até o seu arquivo config.inc.php que está, mais provavelmente, em

C:\xampp\phpMyAdmin\config.inc.php

na linha 21

$cfg['Servers'][$i]['password'] = ' ';

Você precisa adicionar sua senha. No nosso exemplo ficará assim:

$cfg['Servers'][$i]['password'] = 'secretpassword';

Agora nosso phpMyAdmin deve funcionar e podemos usá-lo para criar um novo usuário.

Criar um novo usuário de banco de dados usando o phpMyAdmin XAMPP em localhost

Abra o phpMyAdmin no link no menu superior da página de boas-vindas do XAMPP e, uma vez aberto, selecione Contas de usuário no menu superior. Aqui você verá uma página listando os usuários. Selecione o link Adicionar conta de usuário que está logo abaixo do rótulo Novo.

Você será solicitado a fornecer um nome de usuário, uma senha e redigitar a senha. Para desenvolvimento local em seu localhost, você pode marcar a caixa Selecionar tudo, de Privilégios globais, e selecionar ir no canto inferior direito.

Criar um novo banco de dados usando o phpMyAdmin XAMPP em localhost

Agora que você tem seu usuário, você pode criar um novo banco de dados para adicionar suas tabelas ou permitir que o Joomla! o crie para você no processo de instalação. Se você quiser nomear com seu próprio nome, clique na guia Bancos de dados. Preencha o nome que você gostaria de usar espaçando as palavras com sublinhado, então se você quiser "meu banco de dados", digite "meu_banco_de_dados". Selecione utf8_unicode_ci e clique em Criar.

Agora você tem um banco de dados, um usuário, uma senha e está tudo pronto para instalar o Joomla!