Como recuperar ou recriar sua senha de administrador?

From Joomla! Documentation

This page is a translated version of the page How do you recover or reset your admin password? and the translation is 100% complete.

Other languages:
Deutsch • ‎Ελληνικά • ‎English • ‎español • ‎eesti • ‎فارسی • ‎français • ‎italiano • ‎Nederlands • ‎português • ‎português do Brasil • ‎русский • ‎ไทย • ‎Türkçe • ‎中文(中国大陆)‎ • ‎中文(台灣)‎
Recuperação da senha do Joomla! 1.5

Esta página é somente para a versão Joomla! 2.5 e posteriores. Se você ainda usa Joomla! 1.5  instruções podem ser encontradas aqui.

Normalmente, pode-se criar, editar e apagar usuários e senhas dentro do Gerenciador de Usuário no Administrativo. Você deve acessar o sistema com nível de acesso Super User.

Em algumas situações, isso pode não ser possível. Por exemplo, seu site foi hackeado e as senhas e usuários foram mudados. Ou talvez a pessoa que sabia as senhas não está mais disponível. Ou ainda você esqueceu a senha que era usada.

Nesses casos, ainda é possível alterar o banco de dados do Joomla! para que você possa voltar a acessar como Super User. Esses são os métodos disponíveis.

Método 1: arquivo configuration.php

Se você tem acesso ao arquivo configuration.php de sua instalação Joomla no servidor, é possível recuperar a senha usando o método a seguir.

1. Usando um programa de FTP, conecte-se ao seu site. Encontre o arquivo configuration.php e veja as permissões do arquivo. Se estiver em 444 ou outro valor, mude para 644. Isso evitará erros quando fizer o upload do arquivo alterado seguindo esse procedimento.

2. Baixe o arquivo de configuração.

3. Abra o arquivo configuration.php em editor de texto como Notepad++ ou SublimeText e adicione essa linha

public $root_user='myname';

no fim do arquivo onde myname é um nome de usuário com acesso de administrador e que você saiba a senha. Um usuário com nível de acesso Autor ou superior também pode ser usado aqui.

4. Salve o arquivo configuration.php e suba ele de volta para o site. Deixe as permissões do arquivo em 644.

Esse usuário será agora um Super User temporário.

5. Acesse o Painel de Administração e mude a senha do usuário administrador ou crie um novo usuário Super User. Se criar um novo usuário, sugerimos bloquear ou apagar o usuário anterior, dependendo das circunstâncias.

6. Ao terminar, certifique-se de usar o link "Clique aqui para tentar fazer automaticamente" que aparece na caixa de alerta para remover a linha que foi adicionada ao arquivos configuration.php. Se não tiver êxito usando o link, volta e apague a linha adicionada usando um editor de texto e suba de volta o arquivo para o site.

7. Pelo programa de FTP verifique a permissão do arquivo configuration.php, que deve estar 444. Se você removeu manualmente a linha adicionada, mude a permissão para 444.

Se você não tem usuários que saibam suas senha e não puder usar o registro do próprio site, você precisará fazer uma mudança no seu banco de dados, como mostrado a seguir.


Método 2: Edição direta no Banco de Dados

Se o método anterior não funcionou, existem mais duas opções. Ambas exigem mexer diretamente no banco de dados MySQL.

Mudar a senha no Banco de Dados

Se o usuário Administrador ainda estiver ativo, a opção mais simples é mudar a senha no banco de dados. Isso exige que se tenha acesso ao banco de dados MySQL usando phpMyAdmin ou outro cliente.

Stop hand nuvola.svg.png
Mude sua senha assim que voltar a ter acesso

Essas instruções mostram como mudar manualmente a senha para a palavra - "secret"


  1. No phpMyAdmin selecione o banco de dados do site Joomla! na listagem do lado esquerdo, para ver as tabelas do banco.
  2. Encontre e clique sobre a tabela com o sufixo "_users" (Obs.: o prefixo pode não ser jos_).
  3. Clique no botão "Browse" no topo. Isso exibirá todos os usuários cadastrados no site.
  4. Encontre o usuário que quer mudar a senha. Pressione o ícone Editar da linha.
  5. O formulário apresentado permitirá que se edite o campo da senha. Copie o valor
    d2064d358136996bd22421584a7cb33e:trd7TvKHx6dMeoMmBVxYmg0vuXEA4199
    
    para o campo e clique no botão Go. O phpMyAdmin deverá exibir uma mensagem "Affected rows: 1". A senha foi modificada para "secret".
  6. Acesse com o usuário e a senha acima e mude-os imediatamente após login. Verifique que todos os usuários no Gerenciador estão corretos. Se você foi hackeado, você poderá mudar todas as senhas do site.

Crie um novo Super Usuário

Se mudar a senha não funcionar ou você não tem certeza qual usuário faz parte do grupo Super Users, com esse método é possível criar um novo usuário.

  1. No phpMyAdmin selecione o banco de dados do site Joomla! na listagem do lado esquerdo, para ver as tabelas do banco.
  2. Clique no botão "SQL" na barra de ferramentas para rodar uma query SQL no banco de dados selecionado. Isso exibirá um campo chamado "Run SQL query/queries on database <your database>".
  3. Apague qualquer texto que apareça nesse campo, copie e cole a query abaixo e aperte o botão Go para continuar e criar o novo usuário administrador à tabela.
  4. Use a query SQL query abaixo para criar outra conta de administrador.


Stop hand nuvola.svg.png
Certifique-se que o prefixo coincide com o do seu banco!

O código a seguir usa o prefixo de tabela jos31_ como exemplo. Quando se instalou o Joomla! pela primeira vez o prefixo é ALEATÓRIO ou outro que se tenha definido. Será necessário mudar todas as ocorrências de jos31_ no código abaixo para aquela usada na sua instalação.


Código SQL para uso com Joomla Joomla 2.5 Joomla 3.1

INSERT INTO `jos31_users`
   (`name`, `username`, `password`, `params`)
VALUES ('Administrator2', 'admin2',
    'd2064d358136996bd22421584a7cb33e:trd7TvKHx6dMeoMmBVxYmg0vuXEA4199', '');
INSERT INTO `jos31_user_usergroup_map` (`user_id`,`group_id`)
VALUES (LAST_INSERT_ID(),'8');

Agora será possível acessar o Painel de Administração do Joomla! com o nome de usuário "admin2" e a senha "secret". Depois de entrar, vá ao Gerenciador de Usuários, mude a senha e adicione um e-mail válido à conta. Caso seu site tenha sido hackeado, certifique-se que todo os usuários estão corretos, especialmente aqueles do grupo Super Users.

Stop hand nuvola.svg.png
Warning!

Cuidado: as senhas apresentadas aqui são de conhecimento público para recuperação apenas. Seu site poderá ser hackeado se não mudá-las depois de acessar. Certifique-se de fazer essa mudança.


Os exemplos acima mudam a senha para "secret". Outros dois valores possíveis são mostrados abaixo:

- password = "this is the MD5 and salted hashed password"
------------------------------------------------------
- admin  = 433903e0a9d6a712e00251e44d29bf87:UJ0b9J5fufL3FKfCc0TLsYJBh2PFULvT
- secret = d2064d358136996bd22421584a7cb33e:trd7TvKHx6dMeoMmBVxYmg0vuXEA4199
- OU812  = 5e3128b27a2c1f8eb53689f511c4ca9e:J584KAEv9d8VKwRGhb8ve7GdKoG7isMm