J3.x

Primeiros Passos com Temas

From Joomla! Documentation

This page is a translated version of the page J3.x:Getting Started with Templates and the translation is 100% complete.

Other languages:
български • ‎Deutsch • ‎English • ‎español • ‎français • ‎hrvatski • ‎Bahasa Indonesia • ‎Nederlands • ‎português do Brasil • ‎русский • ‎українська

Introdução

Joomla! 
≥ 3.0
versões

Este tutorial iniciar dará uma visão geral sobre o sistema de Temas do Joomla e o que pode ser feito com ele.

Para que servem os Temas

J3x-template-example-screenshot.png

Um tema controla a aparência geral e o layout de um site. Proporciona a base que reúne elementos comuns, módulos e componentes, bem como as folhas de estilo para o site. Tanto a área pública quanto o administrador possuem temas.

Quando se instala Joomla! pela primeira vez, temos vários temas incluídos. Na internet encontram-se mais opções. Alguns estão disponíveis gratuitamente sob licenças diversas e outros estão à venda. Além disso, existe uma infinidade de desenvolvedores disponíveis para criar temas personalizados. Você também pode criar seu próprio modelo.

Os temas são administrados através do Gerenciador de Temas, que se localiza no menu Extensões na área administrativa de seu site (Back-End).

Por que Joomla! usa temas? [Um verdadeiro guia para principiantes]

A forma como Joomla! foi projetado separa as tarefas principais envolvidas na produção de um site para manutenção eficiente do aplicativo. Uma dessas tarefas é criar a estética - o visual, a experiência e a disposição - de um site. Isso inclui decidir quais elementos de conteúdo - componentes, módulos e pluging - que se quer exibir nas páginas.

Durante a criação de uma página web, o posicionamento da maioria dos elementos permanece a mesma (menus, posições de anúncios, barras laterais etc). Além disso, se desejará criar o mesmo aspecto (fontes, estilos de cabeçalhos, esquema de cores, etc) para a cada página. Em algumas áreas do site é possível mudar o aspecto geral para indicar um propósito diferente nessas páginas (como em uma seção de blog). É necessária planejamento para isto, mas uma vez que o layout geral do site estiver definido, só será necessário criar o conteúdo.

E é aqui que o tema entra. Pode-se criar todo o código para cada página separadamente ou usar o tema, assim, ao criar uma nova página, bastar "preencher os espaços". Tudo bem, pode não ser tão simples assim, mas esse tutorial foi criado para ser um passo-a-passo de uso eficiente de temas, começando com como usá-los e finalizando com a criação de temas próprios.

  1. Use um dos temas fornecidos com o Joomla!
  2. Baixe um dos vários oferecidosgratuitamente na internet.
  3. Compre um para modificar ou comece do zero se suas necessidades exigem.

Resumo – temas controlam o visual de um site e ao mesmo tempo permitem que seus administradores foquem mais no conteúdo.


O que se pode fazer

Um template é usado para manipular a forma como um conteúdo é entregue a um navegador web ou leitor de tela. Aqui estão algumas formas que você pode utilizar no seu site Joomla!.

Layout

O template é o local onde o layout principal do seu site é definido. Isso inclui o local onde você coloca os diferentes elementos da sua página ( módulos). Por exemplo: Você pode controlar o local onde serão exibidos os menus, o formulário de login, banners publicitários, pesquisas, etc.

J3x-template-example-module-changes-screenshot.png

Observe as alterações no layout do conteúdo!

O corpo principal (artigo) da página pode ter seu estilo modificado (você pode selecionar diferentes estilos para exibição, como um típico layout de blog, um artigo de jornal, etc), dependendo do layout dos templates. *Veja a imagem de exemplo. Observe as diferenças no layout, mas como eles são consistentes entre si. A barra lateral dos módulos foi movida da esquerda para a direita e sua ordem foi refeita.

Se o template é projetado para ter escolhas, você pode também "dinamicamente" alterar os locais dos conteúdos do seu site, talvez colocando o menu principal no lado esquerdo ou direito da tela.

Esquema de Cores

Usando CSS com o projeto do template, você pode modificar as cores do seu background, textos, links ou mesmo coisas do código html principal. Alguns templates tem a opção de mudar as cores no gerenciamento de templates, outros requerem que você modifique o arquivo .css.

Imagens e Efeitos

Você também pode controlar a maneira como as imagens são exibidas na página e até mesmo criar efeitos semelhantes a flash ou incluir aplicativos AJAX, como menus suspensos.

Fontes

O mesmo se aplica às fontes. Os designs para estes estão todos definidos no arquivo CSS do modelo para criar uma aparência uniforme em todo o seu site, o que torna fantasticamente fácil alterar todo o aspecto apenas alterando um ou dois arquivos em vez de cada página.

Soluções Específicas do Navegador

Um template pode ser projetado para alterar a forma como ele é exibido em diferentes navegadores da Web, permitindo que você tire o máximo proveito das últimas atualizações sem tornar o seu site inacessível para aqueles que não são capazes de executar upgrades do sistema "up-to-the-minute" ( Como certas empresas que limitam o software que seus funcionários podem usar).


Temas Fornecidos

J3.x:Templates supplied with Joomla!/pt-br

Mudando Temas

J3.x:Switching templates/pt-br

Instalando Temas

J3.x:Installing a template/pt-br