J3.x

Como usar marcadores de conteúdo (tags) no Joomla!

From Joomla! Documentation

This page is a translated version of the page J3.x:How To Use Content Tags in Joomla! and the translation is 100% complete.

Other languages:
English • ‎español • ‎français • ‎Bahasa Indonesia • ‎Nederlands • ‎português do Brasil • ‎русский • ‎Türkçe

As tags (etiquetas ou marcadores de conteúdo) no Joomla! proporcionam uma maneira flexível de organizar o conteúdo. A mesma tag pode ser aplicada a diferentes itens de conteúdo, dos mais variados tipos (artigos, weblinks, newsfeeds, contatos e categorias). Qualquer item pode ter quantas tags você desejar.

Uma vez que um item é etiquetado com uma tag específica, clicar no link dessa tag nos dará uma lista de todos os elementos que foram também marcados com ela.

Criando Tags

As etiquetas podem ser criadas de duas formas.

  1. Você pode acessar o gerenciador de tags (menu Componentes > Tags) e por meio dele criar tags detalhadas, da mesma forma que se criam artigos ou categorias. Além de um nome, as tags podem incluir uma descrição, imagens, meta dados e outros elementos similares aos de outros tipos de conteúdo do Joomla. No gerenciador de tags, você também pode escolher uma tag-pai para uma etiqueta, criando assim sub-tags.
  2. Você pode criar tags em qualquer tela de edição de conteúdo que tenha um campo de tag. Comece escrevendo o nome de uma possível tag. Uma vez que 3 letras sejam escritas, você começará a ver sugestões de etiquetas já existentes. Se estiver criando uma nova tag, termine de digitar o nome e tecle *enter. Assim, a tag será criada quando o conteúdo for salvo.

Mostrando conteúdo etiquetado

Uma vez que tenhamos tags e alguns elementos etiquetados com elas, podemos mostrá-las no site (front-end) de várias maneiras.

  1. Por padrão, o Joomla! exibirá links de tags em cada item que tiver sido marcado com elas. Você pode desativar essa exibição, alterando os parâmetros. Você pode controlar o seu posicionamento na tela criando overrides de layout ou layouts alternativos, os quais você pode alterar com o seu próprio css.
  2. Você pode criar um link de menu que mostre uma lista de tags, com os links para todos os itens etiquetados com cada tag.
  3. Você pode criar um link de menu que mostre uma lista de elementos etiquetados com uma determinada tag e mostrá-los como uma lista ou em estilo de blog.
  4. Você pode usar um dos módulos de tag. "Tags populares" exibirá uma lista de links para as tags que tenham mais itens com elas marcados. "Tags similares" exibirá uma lista de artigos que têm um conjunto semelhante de tags para o item atualmente exibido (note que esse módulo não será exibido em páginas que não estejam mostrando itens de conteúdo).