Actions

J3.x

J3.x:Instalação do Joomla

This page is a translated version of a page J3.x:Installing Joomla and the translation is 92% complete.

Other languages:
العربية 61% • ‎català 88% • ‎Deutsch 92% • ‎English 100% • ‎español 92% • ‎eesti 32% • ‎فارسی 30% • ‎français 92% • ‎日本語 4% • ‎Nederlands 100% • ‎português 92% • ‎português do Brasil 92% • ‎русский 92% • ‎ไทย 76% • ‎中文(中国大陆)‎ 39% • ‎中文(台灣)‎ 92%

Instalar o Joomla! pela primeira vez, é muito fácil. O instalador incorporado no Joomla! torna a configuração do seu novo site muito fácil.

Requisitos

Requisitos de Hospedagem

Antes de começarmos a instalar o Joomla!, existem alguns pré-requisitos a ter em conta para instalar o 3.x com sucesso. Estes aplicam-se quer tenha um servidor dedicado, um servidor com plano de hospedagem partilhada, ou se estiver a instalar uma cópia num computador local para efetuar testes ou para desenvolvimento.

Irá precisar de satisfazer os seguintes requisitos abaixo para instalar e utilizar o Joomla! Joomla 3.x
Software Recomendado Mínimo Mais Informação
PHP (Magic Quotes GPC, MB String Overload = off / Zlib Compression Support, XML Support, INI Parser Support, JSON Support, Mcrypt Support, MB Language = Default) 5.6 + ou 7 +[1] 5.3.10 + www.php.net
Base de dados suportadas:
MySQL[2] (InnoDB support required) 5.5.3 + 5.1 + www.mysql.com
SQL Server 10.50.1600.1 + 10.50.1600.1 + www.microsoft.com/sql
PostgreSQL 9.1 + 8.3.18 + www.postgresql.org
Servidores da Web suportados:
Apache(with mod_mysql, mod_xml, and mod_zlib)[3][4] 2.4 + 2.x + www.apache.org
Nginx 1.8 + 1.0 + wiki.nginx.org
Microsoft IIS 7 7 www.iis.net


Referências

  1. PHP 5.3.1 is required for versions 3.0 through 3.2. At 3.3, the minimum is raised to PHP 5.3.10.
    Only Joomla! versions 3.5 and later are compatible with PHP 7.
  2. Joomla is not yet compatible with MySQL 6.x.
  3. In order to use Search Engine Friendly URLs, you will need to have the Apache mod_rewrite extension installed.
  4. The mod_suphp extension or mod_fcgid extension is recommended to enable Joomla to upload and execute files using secure file permissions.

Recommended PHP.ini Settings

There are some PHP settings that need to be sufficient for Joomla to install. The settings are usually in a "php.ini" or "user.ini". Talk to your host about how to change theses settings if it is possible to do so. If working on a localhost e.g. with XAMPP, you should not be restricted by these settings and VPS or dedicated hosting should also not be as restrictive.

The values for PHP.ini below are suggested values only.

  • memory_limit - Minimum: 64M Recommended: 128M or better
  • upload_max_filesize - Minimum: 20M
  • post_max_size - Minimum: 20M
  • max_execution_time: At Least 120 Recommended: 300

Preparar para Instalar

Irá precisar de completar duas tarefas antes de instalar o Joomla! no seu servidor. Primeiro, terá de transferir os ficheiros do pacote Joomla!. Depois, terá de ter uma base de dados para a utilização do Joomla!.

Transferir e Enviar Ficheiros de Pacote Joomla!

  1. Transferir o lançamento atual do Joomla! 3.x
  2. Mova o pacote de instalação do Joomla! transferido para o servidor. Utilize um Cliente FTP para transferir os ficheiros do Joomla! 3.x para o seu servidor. Existem vários disponíveis para serem utilziados, aqui tem uma lista de clientes FTP detalhada. Por favor, certifique-se que está a utilizar um lançamento de cliente FTP oficial.
Dica - Isto pode ser realizado, copiando simplesmente o pacote transferido para o servidor, e depois extraí-lo. Ou pode extrair os ficheiros no seu computador local, e depois mover a instalação do Joomla! para o seu servidor. De qualquer das formas, a instalação do Joomla! precisa de ser extraída na raiz do seu site.

The "root" of your site is the public folder where all web page files are stored so that a user can view the site examples include public_html and htdocs. What your Host uses depends on them.

Your Server's "root" Folder

Normally you upload your web files to the root folder. This is typically named "public_html" but other variations include "htdocs" and this depends on what your host has the set up on the server. For Joomla purposes, you can load the files directly into "public_html" or a sub-folder within it.

Stop hand nuvola.svg.png
Aviso!

Se extrair os ficheiros no seu próprio computador e depois copiá-los para o seu servidor, certifique-se que copia apenas as pastas e ficheiros contidos DENTRO do pacote Joomla!. Se extrair as pastas e ficheiros para uma pasta, por exemplo, chamada, Joomla e se depois carregar essa pasta, o site terá de ser acedido em yoursitename.com/Joomla em vez de yoursitename.com.


Base de dados para a instalação do Joomla!

  1. Se precisar de criar uma base de dados, por favor, leia primeiro "Criar uma base de dados para utilizar com o Joomla!" ou ignore o passo #2.
  2. Terá de guardar/anotar a informação da base da base de dados básica quando for iniciada a instalação do Joomla! atual.
    • Localização da base de dados, localhost? Ou um servidor anfitrião especifico, tal como dbserver1.seudominio.com?
    • O nome da base de dados
    • O nome de utilizador da base de dados
    • A palavra-passe do utilizador da base de dados

Iniciar a Instalação

Configuração Principal

Com todos os requisitos acima completados, uma base de dados criada e os ficheiros necessários do Joomla! no lugar, está preparado para instalar o Joomla!. Inicie o instalador da Web do Joomla!, abrindo o seu navegador favorito e aceda ao nome do domínio do site. Na instalação no anfitrião irá utilizar http://www.yoursitename.com. Se estiver a instalar o Joomla! localmente, irá utilizar http://localhost/<o caminho para os ficheiros Joomla>, e deverá ver o ecrã de instalação.

J30 Installation screen page 1.png

O Joomla! irá tentar identificar automaticamente o campo Selecionar Idioma a partir do idioma do seu navegador. Pode alterar isto se necessário.

Preencha a seguinte informação.

  • Nome do site: o nome do seu site — este pode ser alterado em qualquer altura na página de Configuração Global do Site.
  • Descrição: insira uma descrição do seu site da Web. Esta é uma descrição meta de recurso global utilizada em cada página que irá ser utilizada pelos motores de pesquisa. Geralmente, é suficiente um máximo de 20 a 25 palavras. Novamente, isto pode ser alterado em qualquer altura na página de Configuração Global do Site. Para mais sobre metadados, consulte Configuração Global de Metadados e Inserir metadados de motor de pesquisa.
  • Endereço de E-mail do Administrador: o endereço de e-mail do administrador. Insira um e-mail válido para o caso de se esquecer da sua palavra-passe. Este é o endereço do e-mail onde irá receber a hiperligação para alterar a palavra-passe de administrador.
  • Nome de Utilizador de Administrador: O Joomla! utiliza "admin" como predefinição como o nome de utilizador para o Super Utilizador. Pode-o deixar como está, alterá-lo agora (que é uma excelente medida de Segurança) ou utilizar o Meu Perfil na interface Administração para o alterar mais tarde.
  • Palavra-passe de Administrador: lembre-se que o super utilizador tem um controlo total sobre o site (frontend e backend), por isso tente utilizar uma palavra-passe difícil. Utilize o Meu Perfil na interface Administração para a alterar mais tarde. Confirme a palavra-passe no campo Confirmar Palavra-passe de Administrador.
  • Site Off-line: clique em "Sim" ou "Não". Sim - isto significa que quando a instalação estiver concluída, o seu site da Web Joomla! irá exibir a mensagem 'O site está off-line' quando acede a yoursitename.com para ver a página principal. Não - isto significa que o site está em direto quando aceder a yoursitename.com para ver a página principal. Pode utilizar a Configuração Global do Site na interface Administração para alterar o estado de Off-line a qualquer altura.

Quando estiver tudo concluído na primeira página, clique em Seguinte para prosseguir:

Configuração da Base de Dados

Definições de Configuração

Terá de inserir agora a informação sobre a base de dados que irá utilizar para o Joomla!. Foi sugerido que guarde esta informação no separador "Preparar para a Instalação". Poderá também ler ou rever Criar uma Base de Dados para o Joomla!.

J30 Installation screen page 2.png

Para simplificar, estas instruções são uma referência para instalar com uma base de dados MySQLi. As instruções na página de instalação são auto-explicativas, mas aqui estão elas novamente:

  • Tipo de Base de Dados: MySQLi é a base de dados utilizada com mais frequência
  • Nome do anfitrião Onde está localizada a sua base de dados? O mais comum é localhost, mas alguns anfitriões utilizam um servidor de base de dados específico, tais como dbserver1.yourhost.com
  • Nome de utilizador: o nome de utilizador utilizado para ligar à base de dados
  • Palavra-passe: a palavra-passe para o nome de utilizador da base de dados
  • Nome da base de dados: o nome da base de dados
  • Prefixo da tabela: é gerado um automaticamente, mas pode alterá-lo. Por exemplo, pode ser utilizado jos3_. Não se esqueça de colocar sempre o caráter 'sublinhar' (_) no fim do prefixo.
  • "'Processo da base de dados antiga"': o instalador deverá efetuar uma cópia de segurança ou eliminar as tabelas existentes durante a instalação das novas tabelas? Clique em "Sim" ou "Não" para selecionar a opção.

Todas estas opções podem ser editadas na página de Configuração Global do Site, nas opções 'Servidor' depois de concluir a instalação. Note que a sua instalação irá ter problemas se alterar estas definições depois da instalação, a não ser que tenha uma cópia completa da base de dados atual utilizada pela instalação do Joomla!. As ações mais comuns serão atualizar o nome de utilizador e a palavra-passe da base de dados ou efetuar uma mudança de uma instalação existente para um novo anfitrião com parâmetros diferentes.

Quando tiver sido preenchida toda a informação, clique em "Seguinte" para prosseguir:

Finalização

Visão Geral

Agora, é altura para finalizar a instalação do Joomla!. A última página da instalação da Web contém toda a informação sobre a instalação. Isto inclui as opções (no topo) para a instalação de dados predefinidos e as configurações de instalação (em baixo).

Instalar Dados Predefinidos e Configurações de E-mail

As primeiras opções são para instalar automaticamente o conteúdo predefinido para o site da Web e enviar as definições da configuração por mensagem.

J30 Installation screen page 3 top.png

Se for novo no Joomla!, seria benéfico instalar alguns "'dados predefinidos"' para ver como é que o Joomla! funciona. Nesta altura, pode escolher receber as definições da configuração no seu e-mail. Se a opção Enviar Configurações por E-mail for selecionada, a opção de Enviar Palavra-passe por E-mail irá aparecer. Esta opção encontra-se desativada por predefinição, por motivos de segurança. Pode escolher para ter esta opção incluída, basta clicar em "Sim".

É altura para verificar as configurações da sua instalação e o ambiente da instalação.

Verificação da Configuração

Verificação das Suas Configurações

Se estiver tudo em ordem, irá ver a instalação no topo da página da visão geral. Caso contrário, este é o local para verificar e ver o que poderá estar a causar o problema.

J30 Installation screen page 3 bottom.png
A secção encontra-se dividida em 4 grupos:
  • Configuração Principal: toda a informação específica do site da Web, tais como o nome do site da Web, descrição, nome de utilizador do administrador, etc.
  • Configuração da Base de Dados: contém a informação sobre a base de dados que o Joomla! irá utilizar.
  • Verificação da Pré-Instalação: estes requisitos devem ser todos mostrados como 'Sim', caso contrário, não irá poder instalar o Joomla!. Com a exceção da versão do PHP, o restante é normalmente controlado no ficheiro php.ini. Poderá precisar de assistência do seu anfitrião para corrigir estas definições ou verificar se é possível alterá-las. Para mais informação, consulte o ficheiro Ficheiro de configuração do PHP.
  • Configurações Recomendadas: estas são as definições que são recomendadas na sua configuração do PHP, mas não impedirão a instalação do Joomla!. Poderá verificar as instruções acima para saber como efetuar as alterações.

Se tudo estiver correto e todas as verificações bem sucedidas, poderá clicar agora em Instalar no canto superior direito na página de Visão Geral. Isto irá iniciar todo o processo da instalação atual.

Depois de clicar em Instalar, deverá ver uma barra do progresso com informação adicional sobre a instalação. Assim que instalação esteja concluída, deverá ver a página de sucesso!

Finalização

Instalação Bem Sucedida e a Terminar

Parabéns! O Joomla! 3 encontra-se agora instalado. Se desejar começar a utilizar o Joomla! de imediato sem instalar os idiomas extras, existe um último passo para terminar a instalação. Deverá apagar a Pasta de Instalação. Clique em Remover Pasta de Instalação e irá aparecer uma mensagem de sucesso. Pode agora ir até ao login de "Administrador"' e iniciar a sua sessão clicando em Administrador ou ir para o seu site, clicando em Site.

J30 Installation screen page 4.png

Instalação de Idiomas Extras

J3x Install Extra Steps.png

Antes de concluir a sua instalação e eliminar a Pasta de Instalação, clique em:

   Passos extra: Instalar Idiomas

Isto irá continuar a instalação do Joomla!, levando-o para uma nova página de instalação.

Instalar Idiomas

É exibida uma lista de pacotes de idiomas.

J3x Language Installation screen page 1.png

Selecione o idioma ou os pacotes de idiomas que deseja instalar. Lembre-se do seguinte:

  • Os pacotes de Idioma incluídos nas distribuições personalizadas não serão listados nesta etapa porque eles já estão instalados.
  • Uma versão dos pacotes propostos irá corresponder com a versão principal do Joomla! (3.0.x, 3.1.x, etc...). A versão secundária do pacote poderá não corresponder, por exemplo, está a instalar a versão 3.3.3 e é mostrado o pacote de idiomas da versão 3.3.2.
  • Pacotes de idiomas no exemplo acima poderão ter linhas não traduzidas.
  • Aos pacotes de idiomas que não correspondam, serão oferecidos como uma atualização quando os pacotes forem atualizados pelas equipas de 'Tradução' registadas. A atualização disponível será mostrada no painel de 'Controlo', bem como no Gestor de Extensões  Atualizações. Este comportamento é similar ao Gestor de Extensões  Instalar Idiomas.

Clique em Seguinte e será exibida uma barra de progresso durante a transferência do pacote ou pacotes de idiomas.

Escolher Idioma Predefinido

Quando a transferência estiver completa, pode escolher o idioma predefinido para o Site e para a interface do Administrador.

  • Escolha os idiomas predefinidos.
    J3x Language Installation screen page 2.png

Nesta altura, também pode escolher a ativação das funcionalidades multilingue do Joomla!.

  • Clique em Sim para Ativar a funcionalidade multilingue
  • Irão aparecer duas opções adicionais.
    J3x Language Installation screen page 2 multilingual.png
  • Instalar conteúdo localizado, sim ou não. Isto irá criar automaticamente uma categoria de conteúdo para cada idioma instalado e um artigo em destaque com conteúdo fictício para cada categoria de conteúdo instalada.
  • Ativar o plug-in do código de idioma, sim ou não. Se ativado, o plug-in irá adicionar a opção para alterar o código de idioma no documento HTML gerado para melhorar a SEO (Otimização do Motor de Pesquisa).

Quando tiver concluído todas as opções da instalação do idioma, clique em Seguinte para prosseguir.

Finalização

Agora, será mostrado um ecrã muito similar Parabéns! O Joomla! está agora instalado. A diferença será uma observação sobre o Administrador predefinido e as definições do idioma do Site, se estes foram definidos. Também não irá ver a mensagem Passos Extra no canto inferior direito.

J3x Language Installation screen page 3.png

Agora, pode eliminar a Pasta de Instalação. Clique em Remover Pasta de Instalação e irá aparecer uma mensagem de sucesso. Agora, pode navegar até ao início de sessão Administrador, clicando em Administrador ou ir diretamente para o seu site, clicando em Site.

Advertisement