J4.x

J4.x:Adicionando um novo artigo

From Joomla! Documentation

This page is a translated version of the page J4.x:Adding a New Article and the translation is 91% complete.
Other languages:
Deutsch • ‎English • ‎español • ‎français • ‎português do Brasil • ‎Ελληνικά • ‎中文(繁體)‎ • ‎日本語
Joomla! 
4.0
Tutorial
Adicionando um novo artigo

Introdução

Este tutorial é parte de uma série sobre como trabalhar com artigos no Joomla!.

Ele cobre os métodos para adicionar um novo artigo após o início de sessão no painel do administrador e é baseado em uma instalação padrão do Joomla usando o editor de conteúdo padrão.

Para mais informações sobre os diferentes editores disponíveis no Joomla, leia: Editores de conteúdo.

Antes de começar, além do conteúdo, caso você os use, precisará saber qual categoria e quais tags atribuirá ao artigo.

Introdução

Diretamente do painel inicial

J4x add article at home dashboard-en.png

Dependendo se seu painel inicial foi personalizado após a instalação, você terá uma ou duas opções para gerar um novo artigo:

  1. No menu da barra lateral, clique no link Conteúdo e, no menu suspenso, clique no símbolo de mais (+) à direita do link Artigos.
  2. Se for exibido, no painel inicial do site, clique no símbolo de mais (+) à direita do ícone de Artigos.

Através do gerenciador de artigos

J4x home dashboard add article en.png

Qualquer uma dessas opções abrirá uma página: Artigos: Novo que está pronta para entrada.

Preparando o artigo

J4x add article basic en.png

Quando um novo artigo é gerado, ele abrirá um painel com abas com a aba Conteúdo selecionada. É possível salvar um novo artigo com apenas duas informações obrigatórias:

  1. Digite um título no campo Título. Isso é usado sempre que o título do artigo é exibido. (Necessário) O campo Alias ao lado do campo de título não é um campo obrigatório pois, se for deixado em branco, o Joomla criará o alias quando o artigo for salvo. O alias é usado para se referir ao artigo e é importante para os recursos de endereço amigável para os mecanismos de pesquisas. O alias também pode ser usado por outras funcionalidades do site, como plugins e módulos, para encontrar o artigo.
  2. Escolha uma categoria. Consulte Configurações de artigo abaixo para obter mais informações.
  3. Embora não seja estritamente necessário para adicionar e salvar um artigo, insira seu conteúdo usando o editor.

Parâmetros de artigos

As outras guias acima do editor de conteúdo incluem várias opções ou parâmetros para o artigo. Você pode não ver todas as guias a seguir, pois o administrador do site pode ocultar algumas para ajudar a manter a consistência do layout do artigo em todo o site. Você também pode ver guias adicionais para Campos personalizados se eles tiverem sido configurados.

  1. Imagens e links permite que você defina uma introdução e uma imagem em destaque e/ou links para aparecer em posições predefinidas. Isso pode ser usado se seu artigo for exibido em um blog de categoria.
  2. Opções permite que você especifique o layout do artigo e informações associadas, como título, categoria, tags, detalhes de publicação, etc. Isso normalmente é definido globalmente, mas pode ser específico do artigo por meio dessas opções.
  3. Publicar permite definir datas e horários de publicação para agendar a publicação de um artigo. Por padrão, quando um artigo é salvo, ele será publicado imediatamente. Você também pode definir os metadados do artigo.
  4. Configurar tela de edição permite mostrar ou ocultar parâmetros para o artigo.
  5. Permissões mostra as permissões, para cada grupo de usuários, que controlam o que pode ou não ser feito.

Configurações do artigo

Além do conteúdo, um artigo possui configurações para gerenciar a publicação, como/onde será exibido e quem poderá vê-lo quando publicado. Em muitos casos, alguns deles serão deixados em sua configuração padrão:

J4x add article info right en.png
  1. Selecione o status: Publicado, não publicado, arquivado ou lixeira - o padrão é publicado.
    1. Selecione uma categoria usando o menu suspenso - este é um campo necessário. Observe que, embora necessário, se você não definir, o artigo ainda será salvo, mas será definido para a categoria, padrão do Joomla, sem categoria. Você pode adicionar uma nova categoria neste campo, digitando-a e pressionando enter.
  2. Desativa a configuração em destaque, exibindo ou não o artigo na página inicial.
  3. Selecione o nível de acesso para o artigo: Público, registrado, superusuários, etc.
  4. Selecione uma ou mais tags para o seu artigo. Comece a digitar para encontrar e selecionar tags pré-definidas ou você pode adicionar uma nova digitando-a e pressionando enter.
  5. Você pode adicionar uma nota que ficará visível no gerenciador de artigos.
  6. Você também pode adicionar uma nota de versão que será exibida no histórico de versões do artigo.

Saving the Article

Depois de adicionar as informações e o conteúdo necessários, você pode salvar o artigo.

Existem várias maneiras de fazer isso, dependendo do que você deseja fazer a seguir no Joomla.

Para salvar o artigo você pode optar por salvar, salvar e fechar, salvar no menu ou salvar e novo da seguinte forma:

J4x add article saving en.png
  1. Clique no botão salvar da barra de ferramentas para salvar suas alterações. Isso manterá o artigo aberto. É uma boa prática salvar regularmente seu trabalho em artigos mais longos.
  2. Clique no botão salvar e fechar da barra de ferramentas para salvar o artigo e levá-lo à lista de artigos. O botão salvar e fechar tem mais duas opções suspensas:
    1. Clique no botão da barra de ferramentas salvar no menu para adicionar o artigo a um menu abrindo uma página Menus: Novo item.
    2. Clique no botão salvar e novo da barra de ferramentas para salvar o artigo e abrir uma página Artigos: Novo. Esta opção economiza tempo ao adicionar vários artigos.

Uma mensagem do sistema indicará que o artigo foi salvo com sucesso.

Erros ao tentar salvar:

  • Se você não tiver preenchido os campos obrigatórios, uma mensagem de erro vermelha aparecerá indicando as informações, que faltam, que você deve adicionar.
  • Você verá uma mensagem de erro se o artigo tiver um alias que já exista. Você pode superar isso alterando o campo de alias.

Dicas rápidas

  • Se você não for o superusuário ou o administrador, reserve um tempo para entender como o site está configurado. Só porque você salvou um artigo não significa que ele esteja visível no site. Se as páginas de blog de categoria estiverem sendo usadas, atribuir a categoria correta exibirá o artigo. Caso contrário, um artigo precisa ser atribuído a um item de menu. Você pode fazer isso no artigo ou via Menus e depois Gerenciar.
  • Tente manter os títulos dos artigos curtos e específicos.
  • Embora isso possa ser feito, se houver vários usuários adicionando artigos ao site, evite criar novas categorias e tags nos artigos. Erros de ortografia e diferenças podem facilmente impedir que os artigos sejam exibidos onde foram planejados. A criação de categorias e tags em suas respectivas páginas de lista garante consistência em todo o site.
  • Se houver necessidade, faça uso de notas de artigo. Elas podem ser muito úteis, especialmente quando várias pessoas adicionam artigos.
  • Onde quer que você esteja no Joomla, você pode adicionar um artigo sem ir ao painel inicial - use o menu da barra lateral do Joomla.