J4.x

J4.x:Adição de um novo menu

From Joomla! Documentation

This page is a translated version of the page J4.x:Adding a New Menu and the translation is 80% complete.
Other languages:
Deutsch • ‎English • ‎Nederlands • ‎español • ‎français • ‎português do Brasil
Joomla! 
4.x
Tutorial
Como adicionar um novo menu

Introdução

Para que o conteúdo seja acessado em seu Joomla! os itens do site precisam ser atribuídos a um menu. Uma instalação padrão do Joomla! cria um menu principal para você. Em muitos casos, você usará apenas um menu, mas poderá ter mais de um. Isso permite que você crie menus para diferentes tipos de conteúdo, conteúdo oculto, conteúdo específico para as funções dos usuários e muito mais.

Neste tutorial, você encontrará um passo a passo completo dos passos envolvidos na criação de um menu em um site Joomla!. Vamos configurar um novo menu, criar um módulo para menu, posicioná-lo em um local definido no tema do site e adicionar itens dos menus a ele.

Criar um novo menu

Abra uma nova janela do navegador e insira a URL, que será semelhante a http://www.nome-do-seu-site-aqui.com/administrator ou, se você tem o Joomla! instalado em seu computador local, http://localhost/nome-da-sua-pasta-aqui/administrator. Aqui você terá que iniciar a sessão como administrador ou super administrador.

Existem 2 maneiras de acessar o gerenciador dos menus que é usado para adicionar um menu:

  • A partir do painel inicial, no menu da barra lateral, acione o (clique no) ícone do painel do menu para ser levado ao gerenciador dos menus e acione (clique em) Gerenciar.
  • Ou, a partir do painel inicial, no menu da barra lateral, expanda a seção Menus e acione (clique em) Gerenciar.

J4.x menus dashboard link-en.png

Quando o gerenciador dos menus abrir, ele mostrará os menus atuais e uma barra de ferramentas superior com um botão + Novo. Acione o (clique no) botão "+ Novo".

J4.x menus dashboard links-en.png

Agora um título e um nome exclusivo são necessários. Uma descrição é opcional:

J4.x menu manager new-en.png

Título: Um título adequado para o menu. Isso é usado para identificar o menu no gerenciador dos menus.

Nome único: Este deve ser um nome de identificação exclusivo usado pelo Joomla! para identificar este menu. Espaços não são permitidos mas você pode usar o caractere "-" como, por exemplo, "menu-de-recursos".

Descrição: Embora não seja obrigatória, uma descrição do menu pode ser útil para sua própria referência ou de outros administradores do site.

Acione o (clique no) botão Salvar ou Salvar e fechar na barra das ferramentas para criar o novo menu. O botão Salvar e fechar o levará de volta ao gerenciador dos menus. Se você estava criando mais de um menu, você também tem a opção de acionar (clicar em) Salvar e novo. Para sair sem salvar o menu, acione o (clique no) botão Cancelar na barra das ferramentas.

Se você escolher Salvar e fechar, você verá seu novo menu na lista dos menus.

Neste ponto, você poderá começar a adicionar itens ao seu novo menu. No entanto, vamos criar um módulo que mostrairá seu menu e podemos fazer isso a partir do gerenciador dos menus.

Criar o módulo para o seu menu

Click the Add a module for this menu button.

J4.x menu manager add module-en.png

Um módulo para menus será aberto pronto para a entrada das informações necessárias. Aqui estão alguns dos pontos mais básicos sobre os módulos para menus:

O campo Título é obrigatório, então crie um título descritivo. Se você deseja que este título seja mostrado na frente do site, acione o (clique no) botão "Mostrar título", à direita. Observe o campo Selecionar menu. Isso deve mostrar o nome do menu que você acabou de criar. Você precisa selecionar uma posição em seu tema para onde deseja que seu menu apareça. Nota: fazer com que fique do jeito que você quer depende do estilo do seu tema. Selecione a posição desejada.

J4.x create menu module-en.png

Há muitas opções para escolher nos módulos para menus, como datas relacionadas às publicações, acessos dos usuários e itens que serão submenus, apenas para citar alguns. Para informações detalhadas sobre os módulo para menus e todos os seus parâmetros consulte: Módulo para menus.

Depois que as informações forem adicionadas, acione (clique em) Salvar e fechar e você retornará ao gerenciador dos menus.

Adicionar itens ao seu menu

Para criar os links em seu menu, você precisa adicionar itens dos menus. Existem muitos tipos de tipos de itens dos menus no Joomla!. Alguns estão incluídos na instalação principal e muitos componentes de terceiros também podem adicionar mais tipos. Para este tutorial, adicionaremos links para artigos únicos.

A lista do gerenciador dos menus agora incluirá o novo menu. Na coluna Itens dos menus, acione o (clique no) ícone.

J4.x menu manager new menu item-en.png

Para começar, isso apresentará uma lista vazia. Acione o (clique no) botão Novo na barra das ferramentas.

J4.x menu manager new menu item 2-en.png

O painel Menus: Novo item será aberto. Adicionaremos um único artigo ao menu:

  • No campo Título adicione o título que deseja que apareça no menu.
  • No campo Tipo do item dos menus acione o (clique no) botão Selecionar e depois acione (clique em) Artigo e Artigo único.
  • No campo Selecionar artigo acione o (clique no) botão Selecionar que abrirá uma lista contendo os seus artigos. Selecione seu artigo.
  • Verifique se o campo Menu está definido como novo menu.
  • O campo Estado deve ser definido como Publicado.
  • Acione (clique em) Salvar e fechar.

J4.x menu manager new menu item 3-en.png

Adicione mais itens dos menus ao novo menu.

Uma vez que os itens tenham sido adicionados ao menu, podemos verificar se o menu é mostrado no site na posição correta.

Para recapitular, criamos um novo menu, depois um módulo para menus para mostrar o menu no site e, finalmente, adicionamos alguns links de artigos únicos ao novo menu. Verificando o site, podemos ver que o menu é mostrado na posição que escolhemos e mostra os links de artigos únicos adicionados ao menu.

J4.x menu sidebar position-en.png