J4.x

J4.x:Configurando seu ambiente local

From Joomla! Documentation

This page is a translated version of the page J4.x:Setting Up Your Local Environment and the translation is 100% complete.
Other languages:
Deutsch • ‎English • ‎Kiswahili • ‎Nederlands • ‎Türkçe • ‎español • ‎français • ‎português do Brasil • ‎עברית • ‎हिन्दी • ‎中文(台灣)‎ • ‎日本語
Tutorial
Como configurar um ambiente local para o Joomla 4
Joomla! 
4.x

Com o Joomla! 4 nós mudamos o processo de desenvolvimento. Não é mais possível clonar o repositório e ter uma instalação utilizável do Joomla. Seguimos as melhores práticas e implementamos um processo de construção para o sistema de gerenciamento de conteúdo (cms).

Guia de início rápido

Os passos para configurar seu ambiente de desenvolvimento dependem de seu sistema operacional. Não podemos escrever documentação para cada sistema operacional (os), use seu mecanismo de pesquisa favorito para encontrar um tutorial.

Ferramentas que você precisa

  1. PHP - basicamente o mesmo que você precisa para executar um site Joomla, mas você precisa da versão CLI (interface de linha de comando) do PHP. (Veja a página Configurando um servidor LAMPP para desenvolvimento PHP.)
  2. Composer - para gerenciar as dependências PHP do Joomla. Para obter ajuda na instalação do Composer, leia a documentação em https://getcomposer.org/doc/00-intro.md.
  3. Node.js - para compilar os arquivos JavaScript e SASS do Joomla. Para obter ajuda na instalação do Node.js, siga as instruções disponíveis em https://nodejs.org/pt-br/. Observe que você precisará do NodeJS 12 ou superior para instalar o Joomla.
  4. Git - para gerenciamento de versões.

Passos para configurar o ambiente local

  1. Clonar o repositório;
  2. selecionar a ramificação 4.1-dev;
  3. executar composer install a partir da raiz do repositório git; (Você pode adicionar --ignore-platform-reqs se você não tiver o PHP-LDAP instalado localmente e não precisar dele.)
  4. executar npm ci na raiz do repositório git. (Observe que você precisa do npm 6.13.4 ou superior para isso. Execute npm install -g npm@lts para atualizar sua versão do npm para a versão LTS.)

Usuários do Linux e do OSX podem configurar o seguinte alias bash colocando o seguinte dentro do arquivo ~/.bashrc:

alias jclean="rm -rf administrator/templates/atum/css; rm -rf templates/cassiopeia/css; rm -rf administrator/templates/system/css; rm -rf templates/system/css; rm -rf media/; rm -rf node_modules/; rm -rf libraries/vendor/;rm -f administrator/cache/autoload_psr4.php;rm -rf installation/template/css"
alias jinstall="jclean; composer install; npm ci"

Isso excluirá todos os arquivos compilados em seu sistema e executará uma nova instalação como um comando chamando jinstall dentro de sua instalação do Joomla. Você também pode usar o comando jclean para voltar para uma ramificação do Joomla 3.x


Guia de início um pouco mais longo

O Joomla é semelhante à muitas outras ferramentas da web nos dias de hoje. Tem uma grande parte PHP e tem cada vez mais código JavaScript. Embora a codificação PHP não precise de muita preparação, o JavaScript precisa de muitas ferramentas. A principal razão é que ninguém escreve código de uma maneira que todos os navegadores entendam, então o código precisa ser transpilado de, por exemplo, ES6 para uma versão compatível de JavaScript. O mesmo vale para CSS. Para Joomla, estamos usando SASS e isso será convertido em CSS nativo para que qualquer navegador o entenda. No lado negativo, configurar um ambiente de desenvolvimento é um pouco mais complicado, mas as ferramentas tornam a codificação mais conveniente. Graças aos observadores e ao recarregamento automático do navegador, você pode ver suas alterações em tempo real.

PHP

Deve ser o suficiente para executar composer install, pois isso instalará as dependências do PHP salvas no arquivo composer.lock. Você pode fazer isso quantas vezes quiser. Ele só instalará novos pacotes quando o arquivo composer.lock for alterado. Não execute composer update pois isso atualizará todos os pacotes para versões mais recentes e atualizará o arquivo composer.lock.

Observação: Você pode precisar executar composer install com a opção --ignore-platform-reqs para ignorar os requisitos de plataforma especificados no Composer. Ou seja, se você não tiver a extensão LDAP do PHP instalada.

Scripts node/npm

O Node.js vem com um gerenciador de pacotes chamado NPM (em alguns aspectos o mesmo que o Composer). O NPM possui um comando run e preparamos alguns scripts para facilitar sua vida. Você precisa executar os comandos para a raiz do repositório ao alterar os arquivos JS ou SASS. Anteriormente, você precisa(va) executar npm ci uma vez, para instalar dependências.

npm run build:css

Ele compilará arquivos SASS para CSS e também criará os arquivos minificados.

npm run build:js

Ele irá compilar e transpilar os arquivos JavaScript para o formato correto e criar arquivos minificados.

npm run watch

Este é o mesmo que o comando build:js, mas observará as alterações e criará automaticamente os arquivos atualizados no diretório de mídia. Os arquivos SASS ainda não estão incluídos.

npm run lint:js

Isso executará uma verificação de sintaxe em todos os arquivos JavaScript ES6 em relação ao padrão de código javascript (para obter mais informações sobre o padrão de estilo de código do Joomla 4, leia o manual de padrões de codificação.

npm run test

Isso executará um conjunto de testes JavaScript.


Possíveis problemas

Ao executar o composer install você pode encontrar esses erros

Problem 1
    - Installation request for joomla/ldap 2.0.0-beta -> satisfiable by joomla/ldap[2.0.0-beta].
    - joomla/ldap 2.0.0-beta requires ext-ldap * -> the requested PHP extension ldap is missing from your system.
Problem 2
    - Installation request for symfony/ldap v5.1.5 -> satisfiable by symfony/ldap[v5.1.5].
    - symfony/ldap v5.1.5 requires ext-ldap * -> the requested PHP extension ldap is missing from your system.

A solução é executar composer install com a opção --ignore-platform-reqs para ignorar os requisitos de plataforma especificados no Composer. Ou seja, se você não tiver a extensão LDAP do PHP instalada.

composer install --ignore-platform-reqs

Se você receber um erro de início de sessão como mostrado abaixo, exclua o arquivo library/autoload_psr4.php conforme mostrado na segunda imagem. Login After Install Error autoload_psr4.php