Joomla 1.5 para 3x: Migração Passo-a-Passo

From Joomla! Documentation

This page is a translated version of the page Joomla 1.5 to 3.x Step by Step Migration and the translation is 95% complete.

Outdated translations are marked like this.
Other languages:
Deutsch • ‎English • ‎español • ‎فارسی • ‎français • ‎Bahasa Indonesia • ‎Nederlands • ‎português do Brasil • ‎svenska

A seguir estão as instruções, passo a passo, para migrar seu site Joomla! 1.5 paraa 3.x. Existem muitas maneiras de fazer a migração e esse é o procedimento básico a seguir.

Introdução

A migração de Joomla! 1.5 para 3.x é uma migração maior. Há muitas mudanças de recursos e nas tabelas do banco de dados entre as duas versões. Essa NÃO é uma atualização de um clique. Você deverá fazer uma nova instalação do Joomla! 3 e migrar (mover) seus dados para ela. Se ainda não fez, comece com os documentos de Self Assessment e Planning

Primeiro vamos diferenciar os dados do Sistema Joomla! e os dados das extensões de terceiros. Os dados do Sistema Joomla! (componentes) são:

  • Categorias
  • Artigos
  • Menus
  • Módulos (do sistema, não de terceiros)
  • Banners
  • Contatos
  • Mensagens
  • Newsfeeds
  • Redirecionamento
  • Busca
  • Busca Inteligente
  • Weblinks

Passo-a-Passo

Mover os dados do sistema Joomla é bem simples com o uso de uma ferramenta de migração. Tudo mais são extensões de terceiros ou personalizadas. Isso inclui o template. Cada extensão de terceiros precisa ser analisada para saber se funcionará no Joomla 3.x e se existe uma orientação para migração ou não. Você já pode ter feito isso durante os preparativos. Caso contrário, faça agora. Alguma extensões de terceiros podem ser migradas com alguma ferramenta de migração de terceiros. Outras não. Leia, pesquise e se organize.

Já que existem muitas maneiras de migrar os dados e a cada site é único, os passos exatos que serão ligeiramente diferentes para a cada migração.

Prepare um Local para o Joomla 3

  1. Assegure-se que seu servidor cumpre as especificações técnicas para Joomla! 3 antes de continuar.
    Obs.: Se o servidor não possui os requisitos técnicos, será necessário mudar de provedor de hospedagem. Se esse for o caso, configure a nova conta em um servidor que possua as especificações técnicas e instale o Joomla! 3.x na raiz dem um domínio temporário. Assim será mais fácil quando for o momento de publicar o site. Alternativamente, você pode instalá-lo em uma área de desenvolvimento em um dispositivo local (ver mais abaixo).
  2. Crie um novo banco de dados e usuário para seu site Joomla! 3.x. Guarde o nome do banco, do usuário e a senha que serão necessários para instalar o Joomla 3.

Configure uma Área de Desenvolvimento

  1. Crie um site-teste ou uma área de trabalho como:
  1. Criar uma instalação nova da versão mais recente do Joomla 3.x onde está seu site-teste usando seus novos nome e usuário do banco de dados. (Baixe a versão mais recente do Joomla! 3)
ATENÇÃO: NÃO INSTALE DADOS DE EXEMPLO!
Obs.: Se for migrar qualquer extensão do sistema que tenha sido removida desde o Joomla! 3.4+, será necessário instalar o Joomla 3.x E a extensão que ainda for suportada. Elas podem ser encontradas no JED (extensions.joomla.org) ou pela guia Instalar da Web no Gerenciador de Extensões. Certifique-se de instalar qualquer uma dessas extensões antes de migrar os dados. Veja Mapa para mais detalhes sobre o que será removido.
  1. Faça uma cópia do seu site Joomla 3. (Básico de Cópias de Segurança para um site em Joomla! ou veja Ferramentas Sugeridas)

Prepare seu site 1.5

  1. Atualize seu site 1.5 para a versão 1.5.26 antes de fazer a cópia.
  2. Limpe as seções, categorias, artigos, módulos e ítens de menu. Certifique-se de que todos tem o apelido (alias) único.
  3. Esvazie a lixeira nos gerenciadores de Conteúdo (seções, categorias, artigos), de Menu e de Módulos.
    Obs.: Não existem mais Seções no Joomla 3. Elas se tornaram a categoria-pai. As Categorias se tornaram as categorias-filhas.
  4. Avise aos usuários que qualquer mudança no site atual a partir desse momento deverão ser refeitas no novo site. Para migrações complexas com mudança de dados constant, leia este artigo na Revista Joomla e veja esse vídeo.

Escolha uma ferramenta de migração

  1. Existem muitas ferramentas de migração. Algumas são gratuitas, outras tem um custo. Algumas só migram dados parcialmente, outras mais.
  2. Cada ferramenta de migração deverá ter suas próprias instruções sobre como mover os dados (se não tiver, melhor não usar). Algumas das ferramentas de migração exigirá que os sites 1.5 e 3 estejam no mesmo servidor. Se vai mudar de provedor de hospedagem, será necessário restaurar em um **subdominio* de seu site 1.5 no novo local para acessar os dados. Apague quando tiver terminado.
  3. As ferramentas de migração podem ser encontradas no Diretório de Extensões.
  4. Ao escolher uma ferramenta, prefira uma que lhe permita manter os mesmos IDs dos itens no processo de migração. Isso é necessário para manter o seu rankeamento nos sites de busca intacto. Caso contrário, você terá de criar mais redirecionamentos. Mais informações sobre redirecionamentos a seguir.
  5. Se você tiver um site pequeno, talvez queira fazer a migração manualmente. Crie categorias e artigos e copie o html em seu novo site. Em seguida, copie o diretório da imagem. Mantenha o diretório /stories ou seus links de imagem serão quebrados até que você corrija cada um.
  6. Uma das ferramentas de migração (uma gratuita) permite trazer artigos e apenas imagens associadas a esses artigos. Isso é útil se o Media Manager estiver fora de controle.

Migração

  1. Migrar todos os dados do core que você deseja mover para o Joomla 3.x. Se a sua ferramenta de migração pede para mover seções e categorias, definitivamente faça as duas coisas. A conversão acontecerá automaticamente às categorias e categorias aninhadas.
  2. Executar a correção de banco de dados indo para Extension Manager  Database e clique no botão Corrigir na barra de ferramentas superior.
  3. Instale seu novo template ou template convertido, para que você possa ver seu conteúdo. Veja mais sobre Template Considerations.
  4. Crie novos menus caso a ferramenta que você utilizou não os tenha trazido. Se você quiser usar split menus, configure-o agora.
  5. Crie também módulos caso a ferramenta que você utilizou não os tenha trazido. Se os módulos já tiverem sido migrados, pode ser necessário mudar as posições deles para as posições de seu novo template, então você poderá visualizar no que você está trabalhando.
  6. Verifique se há problemas de apelidos (alias) duplicados e corrija-os.
  7. Verifique seus links internos. Se algum estiver quebrado, corrija.
  8. Faça um backup.
  9. Instale as extensões de terceiros e configure-as (como editores, Akeeba Backup, slideshows ou plugins).
  10. Faça um backup.
  11. Se você tem extensões com muitos dados para migrar, instale cada uma delas de acordo com a documentação do desenvolvedor. Faça um backup após cada uma.
  12. Se a sua ferramenta de migração não tiver trazido as imagens, você precisará movê-las do site 1.5 para o site 3.x. Observação: mantenha o diretório /stories, a menos que você queira criar novos links para todas as suas imagens. Você pode organizar uma nova estrutura no diretório /images daqui para frente se estiver bagunçado.
  13. Recomendado mas não obrigatório, a menos que você tenha problemas: Fix asset issues. Consulte below for a helpful tool.
  14. Se você for instalar qualquer coisa em seu site ou usar novas funcionalidades Tags, você deve configurá-los nesse momento.
  15. Compare suas URLs do site em Joomla 3 e compare com o site em Joomla 1.5. Se elas estiverem diferentes, documente cada uma delas (uma planilha do Excel pode ser útil), fazendo a relação do link no site 1.5 com o link correspondente no Joomla 3.x. Com isso, você poderá fazer o redirecionamento de todas essas páginas e manter seu rankeamento nos motores de busca. Veja:
  16. Faça um backup.
  17. Verifique tudo.
  18. Limpe mais.
  19. Teste tudo.
  20. Faça um backup.
  21. Mova ou altere ou adicione mais dados atualizados do site 1.5 para o site Joomla 3.
  22. Adicione o google analytics ao template ou use um plugin de terceiros para isso.
  23. Verifique as configurações globais e certifique-se de que tudo esteja como deveria estar.
  24. Faça um backup final do site em Joomla 3.x.
  25. Faça um backup final do site em Joomla 1.5.
  26. Mova o seu site 1.5 da raiz para outro subdomínio ou subdiretório (para que você o tenha para o caso de precisar buscar alguma referência) ou simplesmente exclua-o.
  27. Faça backup e restaure usando uma ferramenta sugerida (abaixo) ou simplesmente mova os arquivos do seu site 3.x para a raiz de sua hospedagem.
    NOTA: Se você estiver alterando hosts, então você pode deixar seu site Joomla 3.x onde ele está e simplesmente alterar os nameservers no domínio para colocá-lo em produção. Certifique-se de ter corrigido quaisquer problemas com o e-mail primeiro.
  28. Habilite o .htaccess se necessário para URLs amigáveis.
  29. Crie um sitemap e envie-o ao Google Webmaster Tools ou a qualquer outro mecanismo de pesquisa que você queira.
  30. Faça todos os redirecionamentos da planilha que você criou anteriormente para URLs que foram alterados no processo de migração.
  31. Faça quaisquer outras alterações necessárias antes de colocar o site 3.x no ar.
  32. Teste novamente.
  33. Faça outro backup.
  34. Exclua qualquer instância(s) do site 1.5 o mais rápido possível.
  35. Remova todos os outros sites de desenvolvimento que você pode ter criado na migração ou mantenha-os atualizados na última versão do Joomla! para evitar tentativas de hackear o seu servidor.
  36. Bem-vindo ao Joomla! 3.x!

Ferramentas sugeridas