Vinculando a outros sites

From Joomla! Documentation

This page is a translated version of the page Linking To Other Sites and the translation is 100% complete.
Other languages:
English • ‎Nederlands • ‎español • ‎français • ‎português do Brasil

Vinculando a outros sites

Construir vínculos para outros sites sempre foi uma parte importante da otimização de mecanismos de buscas e é uma das formas mais abusadas de tentar ganhar destaque nas listagens de buscas. Como resultado, os mecanismos de pesquisa reprimiram esse tipo de atividade antinatural, penalizando fortemente os sites que tentam aumentar artificialmente suas classificações nos mecanismos de pesquisas, criando grandes volumes de vínculos recíprocos com sites em um curto período de tempo. Na tentativa de resolver esse problema, os mecanismos de pesquisas atualizam regularmente seus algoritmos e penalizam todos os sites que estão operando fora de suas diretrizes de práticas recomendadas (consulte Atualizações do Google para obter mais informações).

Construção de vínculos segura

Embora as recomendações de melhores práticas mudem com frequência, a "regra de ouro" é usar o bom senso. A criação de vínculos deve ser um processo natural, e os sites aos quais você vincula, ou que vinculam ao seu site, devem estar relacionados de alguma forma ao seu site.

Texto âncora

Quaisquer vínculos que você tenha em seu site que levem a um recurso externo devem informar claramente aos seus visitantes para o que eles estão sendo vinculados sem ser spam - por exemplo Projeto de documentação do Joomla! seria uma indicação clara de que o vínculo está direcionando as pessoas para a página inicial do Projeto de documentação do Joomla!. Se o link fosse escrito como aqui, não fica tão claro qual página você pode estar visitando - e como você não usou nenhuma palavra-chave da página de destino, o site deles não obterá o melhor benefício do seu vínculo.

As palavras que você usa dentro da hiperligação são conhecidas como "texto âncora" - e, idealmente, elas devem conter informações sobre a página para a qual você está vinculando, ainda melhor se essas palavras também aparecerem no url. Um exemplo em que isso geralmente é mal feito nos websites Joomla! é onde os vínculos "Leia mais" exibem "Leia mais" em vez do título do artigo, no texto da hiperligação. O Joomla 3.x e acima implementou a capacidade de incluir o título do artigo na tag leia mais, o que é uma melhoria.

Outro texto âncora comum que não ajuda o usuário ou os "bots" dos mecanismos de pesquisas é o conteúdo incluir apenas um vínculo na palavra aqui - isso não diz nada a você (ou aos "bots" dos mecanismos de pesquisas) sobre o conteúdo da página para a qual estão sendo direcionados, a menos que tenham lido e entendido o texto ao redor. Usar um texto âncora bem escrito também dá à pessoa que visita seu site confiança no vínculo em que está clicando - eles sabem o que esperar ao visitar o vínculo, portanto, é mais provável que o façam.

Isso vale tanto para vínculos internos (se você estiver linkando para outra página ou área do seu site) quanto para vínculos externos para outros sites.

Uma palavra de alerta

É importante observar que, com as atualizações recentes dos algoritmos do Google (chamados Panda e, mais recentemente, Penguin), sites com perfis de vínculos não naturais podem ser rebaixados nas posições dos mecanismos de pesquisas. Um dos principais fatores na atualização do Penguin visava sites que tinham uma grande quantidade de tráfego proveniente de texto âncora recheado de palavras-chave em hiperligações de sites de baixo valor. Mantenha seus vínculos relevantes, apropriados e relacionados ao que você está vinculando.

Sempre que possível, também é aconselhável verificar regularmente se seus vínculos ainda são válidos. A experiência do usuário é um pouco prejudicada se 50% dos vínculos em seu site resultarem em um erro 404 - Página não encontrada. Existem ferramentas disponíveis online que permitem verificar vínculos quebrados em seu site - é sensato verificar isso ocasionalmente e corrigir quaisquer vínculos que não funcionem mais.

Resumindo, use os vínculos de forma adequada e construa vínculos para o seu site de forma orgânica. A criação de vínculos naturais agrega valor ao seu site para seus visitantes e traz visitantes ao seu site que estão interessados em seu conteúdo. A experiência do usuário melhora muito quando você cria um vínculo para qualquer artigo que possa estar referenciando (seja interno ou externo) e os mecanismos de pesquisa geralmente reconhecem isso e o favorecem.