Translations

Glossary/5/pt-br

From Joomla! Documentation

Chunk:Listas de controle de acessos

Chunk:Alias

Chunk:Artigo

Chunk:Categoria

Cada parte do web site desenvolvido com o Joomla! ou qualquer tipo de site S.G.M. (CMS) precisa de um método para exibir e armazenar seu conteúdo logicamente. O método usual é por categorias e subcategorias. O Joomla! permite várias maneiras de exibir e usar conteúdo controlado por categorização. Alguns dos tipos de conteúdo que possuem categorização são artigos (conteúdo principal das páginas web), banners, contatos e links web.

Categoria do Joomla! chamada "Não categorizado" é a categoria padrão, atribuída a todo e qualquer tipo de conteúdo. A categoria "Não categorizado" não é descritiva e deve ser usada conforme necessário para tipos de conteúdo que não se enquadram em uma categoria específica.

Ao criar e atribuir categorias, você deve ter uma estrutura planejada. Como exemplo, esta é uma maneira de categorizar vários artigos do Joomla sobre pássaros. Crie duas categorias principais de artigos chamadas "Animais" e "Plantas". Na categoria "Animais", você pode ter subcategorias chamadas "Pássaros" e "Mamíferos". Na subcategoria "Pássaros", você pode ter 3 artigos chamados "Falcões", "Papagaios" e "Pardais".

  • Animais
    • Pássaros
      • Falcões
      • Papagaios
      • Pardais
    • Mamíferos

O exemplo acima poderia ser expandido ainda mais com artigos específicos sobre diferentes espécies de gaviões, papagaios e pardais. Comece usando uma categoria superior "Animal", colocando as subcategorias "Pássaros" e "Mamíferos" na categoria "Animal" e, em seguida, as subcategorias "Falcões", "Papagaios" e "Pardais" na (sub)categoria "Pássaros" como mostrado abaixo.


Agora você pode criar vários artigos nas subcategorias Falcões, Papagaios e Pardais usando os diferentes gêneros ou nomes comuns desses 3 tipos específicos de pássaros.

As categorias e suas subcategorias são mantidas usando o "gerenciador de categorias" que pode ser acessado na interface de back-end da administração clicando no tipo de menu "Conteúdo" e, em seguida, no item de menu "Gerenciador de categorias" para o tipo.

Consulte também: Artigo

Extensão

Chunk:Linguagem(ns)

As linguagens são talvez o tipo de extensão mais básico e crítico. As linguagens são empacotadas como um pacote de linguagens principal ou um pacote de linguagens de extensão. Esses pacotes consistem em arquivos INI que contêm pares chave/valor. Esses pares chave/valor fornecem a tradução de sequências (strings) de texto estático dentro do código fonte do Joomla!. Isso permite que componentes e módulos principais do Joomla! e de terceiros sejam internacionalizados. Os pacotes de linguagens principais também incluem um meta-arquivo XML que descreve a linguagem e fornece informações sobre as fontes a serem usadas para geração de conteúdo em PDF.

Chunk:Posições de módulos

Chunk:Módulos

Plugin

Chunk:Tema

Um tema é um tipo de extensão do Joomla! que altera a aparência do seu site. Existem dois tipos de temas usados pelo S.G.M. (CMS) Joomla!: temas de front-end and temas de back-end. Os temas de front-end controlam a maneira como seu site é apresentado ao usuário que visualiza o conteúdo do site. Os temas de back-end controlam a forma como as tarefas administrativas do seu site são apresentadas para um administrador Joomla! controlar as funções de gerenciamento. Isso inclui tarefas comuns, como o gerenciamento de usuários, menus, artigos, categorias, módulos, componentes, plug-ins e temas.

Consulte também: Componentes, Módulos, Plugins