Qual o propósito de um tema?

From Joomla! Documentation

This page is a translated version of the page What is the purpose of a template? and the translation is 100% complete.

Other languages:
català • ‎Deutsch • ‎English • ‎español • ‎français • ‎hrvatski • ‎Nederlands • ‎português • ‎português do Brasil
J3x-template-example-screenshot.png

Um tema controla a aparência geral e o layout de um site. Proporciona a base que reúne elementos comuns, módulos e componentes, bem como as folhas de estilo para o site. Tanto a área pública quanto o administrador possuem temas.

Quando se instala Joomla! pela primeira vez, temos vários temas incluídos. Na internet encontram-se mais opções. Alguns estão disponíveis gratuitamente sob licenças diversas e outros estão à venda. Além disso, existe uma infinidade de desenvolvedores disponíveis para criar temas personalizados. Você também pode criar seu próprio modelo.

Os temas são administrados através do Gerenciador de Temas, que se localiza no menu Extensões na área administrativa de seu site (Back-End).

Por que Joomla! usa temas? [Um verdadeiro guia para principiantes]

A forma como Joomla! foi projetado separa as tarefas principais envolvidas na produção de um site para manutenção eficiente do aplicativo. Uma dessas tarefas é criar a estética - o visual, a experiência e a disposição - de um site. Isso inclui decidir quais elementos de conteúdo - componentes, módulos e pluging - que se quer exibir nas páginas.

Durante a criação de uma página web, o posicionamento da maioria dos elementos permanece a mesma (menus, posições de anúncios, barras laterais etc). Além disso, se desejará criar o mesmo aspecto (fontes, estilos de cabeçalhos, esquema de cores, etc) para a cada página. Em algumas áreas do site é possível mudar o aspecto geral para indicar um propósito diferente nessas páginas (como em uma seção de blog). É necessária planejamento para isto, mas uma vez que o layout geral do site estiver definido, só será necessário criar o conteúdo.

E é aqui que o tema entra. Pode-se criar todo o código para cada página separadamente ou usar o tema, assim, ao criar uma nova página, bastar "preencher os espaços". Tudo bem, pode não ser tão simples assim, mas esse tutorial foi criado para ser um passo-a-passo de uso eficiente de temas, começando com como usá-los e finalizando com a criação de temas próprios.

  1. Use um dos temas fornecidos com o Joomla!
  2. Baixe um dos vários oferecidosgratuitamente na internet.
  3. Compre um para modificar ou comece do zero se suas necessidades exigem.

Resumo – temas controlam o visual de um site e ao mesmo tempo permitem que seus administradores foquem mais no conteúdo.