Qual a versão do Joomla! que devo usar?

From Joomla! Documentation

This page is a translated version of the page What version of Joomla! should you use? and the translation is 78% complete.

Outdated translations are marked like this.
Other languages:
العربية • ‎български • ‎čeština • ‎Deutsch • ‎English • ‎español • ‎eesti • ‎français • ‎Bahasa Indonesia • ‎italiano • ‎Nederlands • ‎português • ‎português do Brasil • ‎русский

First of all, you may want to check which version of Joomla! is running on your website.

Consulte a versão mais recente do Joomla! CMS. Se não estiver na versão mais recente, leia as notas de lançamento para ver se precisa de atualizar. Se for lançada uma nova versão para resolver problemas de segurança, é altamente recomendável que atualize o mais rapidamente possível. Pode ver o histórico das versões de cada série na tabela abaixo. Clique na hiperligação do histórico das versões na coluna de notas para encontrar detalhes sobre a data de lançamento exata, notas de lançamento e pacote, e MD5s.

  • Normalmente, deveria utilizar a versão mais recente do Joomla! para um novo site, a menos que tenha um motivo específico para não o fazer.
  • A versão mais recente pode ser transferida de Joomla! - Site de Transferências.
  • Certifique-se de que se inscreve para a "feed" de Joomla! Anúncios de Segurança do Joomla!. Esta "feed" RSS é utilizada para efetuar anúncios, incluindo a disponibilidade dos novos lançamentos, que podem afetar a segurança do seu site. Tem a opção de subscrever esta "feed" por RSS ou e-mail.
  • Se estiver a executar uma versão anterior da versão atual (por exemplo, está a executar a versão 3.1.6 e a versão atual é 3.4.1), deveria atualizar para a versão atual. Cada versão secundária corrige vários erros e/ou problemas de segurança. É sempre uma boa prática atualizar para a versão de manutenção mais recente como um primeiro passo para resolver um problema e corrigir quaisquer problemas de segurança recém-descobertos.

Joomla! - Versões de CMS

Versão de CMS Disponível Suporte Expira em: Tipo de Atualização Notas Lançamento Mais Recente
Erros (Bugs) Segurança
1.0
X-mark.png
X-mark.png
X-mark.png
22 de julho de 2019 Migração para 1.5 Plano para migrar agora para 1.5 EOL em 1.0.15
1.5
X-mark.png
X-mark.png
X-mark.png
Setembro de 2012 Migração para 2.5 Plano para migrar agora para 2.5
Joomla - Histórico da versão 1.5
EOL em 1.5.26
1.6
X-mark.png
X-mark.png
X-mark.png
Agosto de 2011 Um clique para 2.5 Atualizar agora para 2.5
Joomla - Histórico da versão 1.6
1.6.6
1.7
X-mark.png
X-mark.png
X-mark.png
Fevereiro de 2012 Um clique para 2.5 Atualizar agora para 2.5
Joomla - Histórico da versão 1.7
1.7.5
2.5
X-mark.png
X-mark.png
X-mark.png
31 de dezembro de 2014 Um clique para 3.x Atualizar para 3.8.12 agora
Joomla - Histórico da versão 2.5
2.5.28
3.0
X-mark.png
X-mark.png
X-mark.png
Maio de 2013 Um clique para 3.1 Deveria utilizar a atualização um clique
Joomla - Histórico da versão 3.0
3.0.4
3.1
X-mark.png
X-mark.png
X-mark.png
Dezembro de 2013 Um clique para 3.2 Deveria utilizar a atualização um clique
Joomla - Histórico da versão 3.1
3.1.6
3.2
X-mark.png
X-mark.png
X-mark.png
Outubro de 2014[1] Um clique para 3.3 Deveria atualizar o seu servidor de PHP para a versão 5.3.10 ou superior, e atualizar para a versão 3.3
Joomla - Histórico da versão 3.2
3.2.7
3.3
X-mark.png
X-mark.png
X-mark.png
Lançamento de 3.4 Um clique Deveria utilizar a atualização um clique
Joomla - Histórico da versão 3.3
3.3.6
3.4
X-mark.png
X-mark.png
X-mark.png
Lançamento de 3.5 Um clique Recomendado para todas as novas instalações
Joomla - Histórico da versão 3.4
3.4.8
3.5
X-mark.png
X-mark.png
X-mark.png
Lançamento de 3.6 Um clique Recomendado para todas as novas instalações
Joomla - Histórico da versão 3.5
3.5.1
3.6
X-mark.png
X-mark.png
X-mark.png
Lançamento de 3.7 Um clique Recomendado para todas as novas instalações
Joomla - Histórico da versão 3.6
3.6.5
3.7
X-mark.png
X-mark.png
X-mark.png
Lançamento de 3.8 Um clique Recomendado para todas as novas instalações
Joomla - Histórico da versão 3.7
3.7.5
3.8
Checkmark.png
Checkmark.png
Checkmark.png
Lançamento de 3.9 Um clique Recomendado para todas as novas instalações
Joomla - Histórico da versão 3.8
3.8.12
3.9[2]

a definir[2][3]

- -

2 anos depois do lançamento da versão 3.9.0, marca o fim do suporte para a versão 3.x

Um clique
3.10[2] to define[2][3] - - 2 years after the release of 3.10.0, marks end of support for 3.x One-click
4.0 para definir[2][3] - -


Incluídas Bibliotecas Externas

External Libraries in Joomla/pt

Joomla! versões explicadas

Joomla! 
3.8.12
Versão Estável

Esta página fornece um resumo da estratégia de desenvolvimento atual, publicada no 25 de abril de 2014. Todas as versões do Joomla lançadas antes de 25 de abril de 2014, têm sido desenvolvidas de acordo com o lançamento anterior e ciclo de suporte. Deverá ler o texto completo da estratégia de desenvolvimento do Joomla para uma explicação mais detalhada.

Joomla! é desenvolvido seguindo a Semântica de Controlo de Versão (2.0.0). A utilização de LTS (Apoio de Longo Termo) e STS (Apoio de Curto Termo) já não é relevante ou observada. Os termos encontrados diretamente abaixo serão utilizados ​​para maior clareza. Deverá compreender estes termos e os seus significados.
  • suportado - a mais recente versão(ões) menor(es) de uma versão principal irá receber correções que irão incluir erros e correções de segurança
  • atual - a mais nova ou 'mais recente' principais.x.x da versão oficialmente lançada
  • legada - qualquer principal.menor.correção da versão(ões) que não seja a versão atual[4]
  • estável - versão principal, pronta para utilizar num ambiente de produção implícita com a atual e a legada[5]
  • EOS - uma sigla para 'fim do suporte', o que indica que não serão lançadas correções para erros ou correções de segurança
  • EOL - um acrónimo para 'fim de vida', que indica o mesmo significado que EOS[6]

Cada versão principal do Joomla! é suportada por O Projeto Joomla!TM para uma quantidade limitada de tempo, a começar da data inicial do seu lançamento oficial. Joomla irá desenvolver ativamente cada versão principal por um período mínimo de 2 anos. Isto pode ser seguido por um desenvolvimento continuado de uma versão principal como por agendada numa folha de rota da versão.[7]Um breve resumo seria:

  • cada versão principal terá um mínimo de 4 anos de suporte
  • você deve sempre usar ou atualização para a última versão principal do menor.patch
  • cada menor a atualização da versão lançada é compatível com a anterior versão menor da mesma versão principal[8]

Por favor, use o Joomla! CMS Development Roadmap ou Joomla! CMS versions gráfico para determinar o valor estimado EOS (fim do suporte) para cada principais.menor versão(s) ou toda a versão principal.

Numeração de Versões Explicada

Os identificadores de versão para o Joomla seguem uma convenção de três níveis numéricos, onde os níveis são definidos pela importância da alteração do software.

[major].[minor].[patch]

Estes 3 níveis são definidos como:

  1. Um incremento no identificador da versão principal indica uma quebra de compatibilidade com as versões anteriores.
  2. Um incremento no identificador de versão menor indica a adição de novas funcionalidades ou uma alteração significativa para as funcionalidades existentes.
  3. Um incremento no identificador de versão correção indica que os erros foram corrigidos.

Exemplos

Está a utilizar a versão Joomla 3.3.6. Isso significa que sua versão é a versão principal 3, menor a versão 3, versão do patch 6. Se um patch é lançado para 3.3.6, aumentaria sua versão Joomla para 3.3.7. Se uma nova versão secundária para a principal versão 3 é lançado, o novo Joomla versão se tornaria 3.4.0. Esta página irá mostrar sempre o estável atual versão suportada do Joomla, incluindo o menor e o patch, no canto superior direito.


Referências

  1. As correções de erros terminarão em abril de 2014, apenas correções de segurança. Consulte http://community.joomla.org/blogs/leadership/1798-raising-the-bar-on-security.html.

    "Além disso, durante os seis meses após o lançamento do Joomla! 3.3, o Projeto Joomla! lançará as 'Atualizações de Segurança' para ambas as versões 3.2 e 3.3, para que qualquer nova vulnerabilidade possa ser corrigida imediatamente com uma atualização de um clique sem a necessidade imediata de atualizar para o Joomla! 3.3, dando-lhe tempo para solicitar ao seu fornecedor de hospedagem para atualizar a sua versão do PHP"

  2. 2.0 2.1 2.2 2.3 2.4 Consulte a folha de rota de J3 para prazos de todos os lançamentos futuros de todas as versões do Joomla! 3. Cite error: Invalid <ref> tag; name "roadmap" defined multiple times with different content
  3. 3.0 3.1 3.2 Por favor, note que essas datas podem estar sujeitas a alteração, dependendo da disponibilidade dos voluntários e circunstâncias além do controlo de PLT. Cite error: Invalid <ref> tag; name "release" defined multiple times with different content
  4. Nota, legada é um termo utilizado para designar apenas o estado de uma versão em relação à versão atual. Os utilizadores e os programadores devem prestar muita atenção para a data(s) de EOS para determinar a viabilidade da utilização da versão legada ou utilização continuada.
  5. Versão(ões) marcada com alfa, beta ou rc (lançamento candidato) deverá ser utilizada apenas para teste.
  6. EOS pode ser utilizado alternadamente com EOL. O termo indica o 'fim do suporte' e nada mais. Não confunda 'EOL' para indicar que o software deixará de funcionar.
  7. A explicação completa dos lançamentos suportados pode ser encontrada sob o título 4.3 lançamentos suportados no documento Joomla - Estratégia de Desenvolvimento.
  8. Uma extensão ou modelo instalado em principais.0.x versão irá funcionar em principais.7.x versão. Extensão ou modelo são criados pela 3ª festa do desenvolvedor e suas atualizações são de responsabilidade de cada desenvolvedor para publicar. A instalação da extensão ou atualizações do modelo, são da responsabilidade do utilizador.