Por que migrar
From Joomla! Documentation
Ainda não decidiu se deve migrar ou não? Afinal de contas, seu site está funcionando bem. Por que mexer em time que está ganhando? De alguma forma você ouviu falar ou soube que precisa migrar para uma versão mais nova e veio parar aqui. Você está no lugar certo. Aqui estão todas as razões para dar o próximo passo!
Primeiro de tudo, você tem que verificar qual Versão do Joomla! está sendo executada no seu site.
Por que devo migrar?
Migrar o Joomla dá a todos uma oportunidade de:
- Rever metas do site e repensar seu propósito
- Remover aquelas "grandes idéias" que nunca viram a luz do dia
- Conferir aquelas extensões que podem ter sido instaladas, mas nunca usadas
- Organizar artigos antigos, menus e outros conteúdos
- Criar novas funcionalidades no site
- Alterar o design e navegação
- Incluir recursos de acessibilidade para visitantes portadores de deficiência
- Tornar o site móvel
- Melhorar a otimização para mecanismos de busca
- Usar os novos recursos que necessitavam de extensões de terceiros
- Evitar falhas de segurança e proteger seus dados com a versão mais recente do aplicativo
Recursos e melhoras de usabilidade
De forma geral, novos ciclos de vida do Joomla incluem novas funcionalidades e melhorias de usabilidade. Estes, por vezes, podem eliminar a necessidade de uma extensão de terceiros e permitir o aumento do uso de componentes do próprio Joomla. Leia mais sobre os recursos do Joomla 3.
Mudanças tecnológicas
Mudanças significativas ocorreram! As novas versões do Joomla reestruturaram os dados e exigem uma "migração", ao invés de somente uma atualização ou upgrade. Mudanças de tecnologias também ocorreram nas versões do PHP e MySQL rodando no seu servidor de hospedagem. Essas mudanças forçam a a tecnologia dos sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS) a mudar também.
Segurança
Quando um CMS muda a sua estrutura, a migração é necessária. A versão antiga não é mais suportada. Isso pode criar problemas de segurança, já que as correções não são mais lançadas e versões mais antigas do Joomla não são mantidas.
Muitas empresas de hospedagem não querem scripts antigos de programas (Joomla é um script,todas as extensões de terceiros são scripts) rodando em seus servidores pois a segurança fica comprometida, conforme o tempo passa. Eles têm de atualizar seus servidores para permanecerem seguros. Versões do Joomla muito antigos parama de funcionar por conta de atualizações dos servidores de hospedagem.
Migração é como mudar para uma casa nova ou fazer uma reforma
Você pode pensar uma migração como uma mudança de endereço. Você joga fora o que não serve mais e empacota o que for importante para levar com você. Joga fora coisas que estavam guardadas sem necessidade. Assim que entrar em sua casa nova, perceberá que precisa adquirir alguns móveis novos ou acessórios para que ela funcione sem problemas.
O mesmo ocorre com migrações. Você decide o que manter e do que se livrar no seu site. O que fica? O que vai?
Ao mudar para uma casa nova, você pode ter as habilidades e competências para fazer tudo sozinho ou pode precisar alguma ajuda (nem todos podem mover um piano sozinhos). Você pode precisar apenas de suas próprias mãos e algumas caixas. Por outro lado, pode precisar de uma empresa de mudanças com um caminhão enorme e vários ajudantes. O mesmo acontece com a migração de uma versão do Joomla para outra.
Como usar esta documentação
Basta seguir os botões aplicáveis a você na parte inferior de cada página. A Auto-avaliação vai ajudá-lo a determinar se fazer a migração está dentro do seu conjunto de habilidades. Por favor, não ignore as páginas de Planejamento da Migração, pois elas contêm informações importantes para a migração.
Faça a Auto-avaliação para determinar se você pode ou deve executar a migração sozinho ou se talvez deve procurar ajuda. Se você tem os conhecimentos para migrar o site por conta própria, siga para a fase de Planejamento da Migração.